Marketing e Psicologia das Cores

Psicologia das Cores

Você sabe o quanto as cores são importantes no Marketing e no dia a dia, é fundamental entender a Psicologia das Cores e seus significados, assim nós podemos utilizar isso a nosso favor na hora de vender produtos e, ou serviços.

As cores podem e vão influenciar diretamente produtores e consumidores, alguns estudos apontam que:

85% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são mais importantes que outros fatores na hora da venda.

93% das pessoas olham as cores antes de comprar um produto.

Um pouco mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto, se o mesmo não estiver na sua cor favorita.

Pensando nessa importância das cores nós da Help Store, produzimos um rico texto com informações importantes sobre a Psicologia das Cores e o Significado das Cores.

Vamos lá, 1% das pessoas decide pelo som ou pelo cheiro, no caso do som não adianta você ficar com o som da sua loja no último, não vai atrair quase ninguém.

6% olham a textura ou formato do produto, e 93% observam o aspecto visual, antes de comprar.

80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de um produto ou marca, 60% dizem que a cor pode ser responsável pela aceitação ou rejeição do produto ou serviço.

As pessoas levam 90 segundos para criar um julgamento subconsciente, sobre um ambiente ou produto, após a sua visualização inicial.

Anúncios que são feitos em cores, são vistos 42% mais frequentemente que os mesmos anúncios em branco e preto.

As corem podem ajudar e melhorar em 40% uma leitura, 55% a 68% o aprendizado e 73% a compreensão, 2 de 3 consumidores não comprarão um produto muito caro e desejado se este não estiver em sua cor favorita.

Por isso pense bem nas cores determinantes para o seu negocio.

Vamos falar agora das cores primárias:

Vermelho – A mais quente e mais dinâmica, ativa, apaixona e emociona. Também estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea, respiração e as batidas do coração.

O vermelho também traz confiança, intensidade e fornece um sentido de proteção do medo e ansiedade.

Amarelo – Brilhante, feliz, acolhedor e estimulante. Torna as pessoas mais falantes, estimula o otimismo e a esperança, ajuda também na concentração e atenção.

Azul – Representa calma, confiança e segurança. Aumenta a criatividade, contemplação e espiritualidade.

Cores Secundárias:

Laranja – Uma cor equilibrada, vibrante e cheia de energia, também é amigável e convidativa, reflete calor, excitação e entusiasmo.

Para pessoas ativas e alegres, é uma cor totalmente sociável, mais menos excitante do que o vermelho.

Verde – Essa é uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade e possibilidade, esta sempre associada à saúde e à tranquilidade.

O verde representa o crescimento, vitalidade, abundância e natureza, tem um grande efeito calmante e alivia o stress.

Roxo – Representa a nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria, estimula também o cérebro a resolução de problemas e de criatividade.

Fonte – Color Wheel – Roda de cores e aplicação dos 6 estilos de cores.

Você sabia que o primeiro diagrama circular de cores, foi desenhada por Dir Isaac Newton, em 1666.

O vermelho pode ser usado para, estimular o apetite, criar um senso de urgência, muito utilizada em promoções e para atrair compradores impulsivos.

A cor amarela é muito utilizada para prender a atenção das vitrines de lojas, mostra clareza, também é uma ótima cor para mostrar detalhes importantes.

Azul, é utilizado em negócios corporativos porque é produtivo e não invasivo criar um senso de segurança, promove confiança na sua marca, associado com água e paz.

Laranja, usado para chamar a atenção, muito boa para criar call to actions, como um compre agora, ou acesso imediato, representa uma marca amigável, alegre e confiante.

Verde, Sempre muito associado com saúde, tranquilidade, natureza, dinheiro e marcas ricas, usado para relaxar os clientes, e muito utilizado para a questão ambiental.

A cor roxa, é associada com realeza, sabedoria e respeito, frequentemente utilizado em produtos de beleza, representa uma marca, produto ou serviço inteligente, criativo e imaginativo.

Tenha essas informações em mente ao escolher a cores para divulgar os seus produtos, assim você pode atrair muito mais consumidores, utilizando somente as cores.

Sobre Gabriel Henrique

Formado em Ciências da Computação e Marketing Digital, sou estudante constante dos métodos de marketing digital na web.
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